Maria Mãe de Deus

Imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, representando Maria Mãe de Deus
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Maria Mãe de Deus é o dogma que proclama que a Virgem Maria é mãe do Filho eterno do Pai, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, sendo Deus juntamente com Deus Pai e o Espírito Santo.

Maria é mãe de Jesus Cristo, que é ao mesmo tempo Deus e homem verdadeiro. Este dogma proclama que Maria não é apenas mãe de Jesus homem verdadeiro mas é também Mãe de Deus, mãe de Jesus em sua totalidade.

Este é o primeiro dogma Mariano proclamado pela Igreja Católica. Ele foi proclamado no Concílio de Éfeso, no ano de 431, e afirmava a maternidade divina de Maria, quer dizer, Maria é verdadeiramente Mãe de Deus (Theotókos). É por isso que, na oração da “Ave-Maria”, rezamos: “Santa Maria, Mãe de Deus…”.

O catecismo da Igreja Católica deixa claro esse dogma Mariano:

Chamada nos evangelhos «a Mãe de Jesus» (Jo 2, 1; 19, 25)(150), Maria é aclamada, sob o impulso do Espírito Santo e desde antes do nascimento do seu Filho, como «a Mãe do meu Senhor» (Lc 1, 43). Com efeito, Aquele que Ela concebeu como homem por obra do Espírito Santo, e que Se tornou verdadeiramente seu Filho segundo a carne, não é outro senão o Filho eterno do Pai, a segunda pessoa da Santíssima Trindade. A Igreja confessa que Maria é, verdadeiramente, Mãe de Deus («Theotokos»)

CIC 495

A Igreja Católica celebra o dia de Maria Mãe de Deus em 1º de Janeiro, sendo um dia de missa de preceito para os católicos.

Outros dogmas além de Maria Mãe de Deus

Outros dogmas da Virgem Maria:

Referências