A Assunção de Nossa Senhora é o dogma que proclama que a Virgem Maria foi elevada ao céu de corpo e alma pela Graça de Deus.
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) explica esse dogma:
«Finalmente, a Virgem Imaculada, preservada imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma e exaltada pelo Senhor como rainha, para assim se conformar mais plenamente com o seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte» (529). A Assunção da santíssima Virgem é uma singular participação na ressurreição do seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos:
«No teu parto guardaste a virgindade e na tua dormição não abandonaste a mundo, ó Mãe de Deus: alcançaste a fonte da vida. Tu que concebeste o Deus vivo e que, pelas tuas orações, hás-de livrar as nossas almas da morte» (532).
CIC 966
O Dogma da Assunção foi proclamada em 1º de novembro de 1950, pelo Papa Pio XII, pela Constituição Apostólica Munificentissimus Deus (Deus munificentíssimo):
Pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma dignamente revelado, que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminando o curso de sua vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial.
Nossa Senhora foi assunta após o término do curso de sua vida terrestre, mas não fica claro se houve a sua morte ou não. Existem divergências desde dos primeiros séculos da Igreja sobre isso. Mas boa parte da Tradição diz que houve a morte de Nossa Senhora e posteriormente a sua assunção, porém esta afirmação não é artigo de fé. Mas independente da morte ou não de Maria o dogma da assunção continua o mesmo, ou seja, foi elevada de corpo e alma ao céu, antecipando a glória da ressureição, que um dia todos os santos de Deus terão.
Vale ressaltar que Nossa Senhora foi assunta aos céus, ou seja, Deus a elevou aos céus de corpo e alma. O que é diferente que ocorreu com o Nosso Senhor Jesus Cristo na sua ascensão, que o próprio Jesus pela sua Graça que se elevou ao céu.
A Igreja Católica celebra o dia da Assunção de Nossa Senhora em 15 de Agosto, sendo um dia de missa de preceito para os católicos.
Outros dogmas além da Assunção de Nossa Senhora
Referências
- CIC, Catecismo da Igreja Católica.
- Artigo Canção Nova, Compreenda melhor o Dogma da Assunção
- Artigo Shalom, Entenda o dogma da Assunção de Nossa Senhora