Coleta de Espermograma permitida para os Católicos

Exame de laboratório

O que é o espermograma?

Espermograma é um exame laboratorial que analisa a quantidade e qualidade dos espermatozoides através do sêmen. Ele é uma das formas de averiguar a capacidade reprodutiva dos homens. Com isso é analisado se há algum problema que possam alterar as condições do espermatozoide e interferir na fertilidade do homem.

Na maioria das vezes os laboratórios utilizam a masturbação como forma de coleta do sêmen do paciente. Onde a pessoa realiza no próprio local a masturbação e coleta o sêmen no frasco esterilizado. Porém, a Igreja Católica não permite este método de coleta, pois a masturbação independente do fim, é um pecado de matéria grave, como podemos ver no catecismo:

“Por masturbação se deve entender a excitação voluntária dos órgãos genitais, a fim de conseguir um prazer venéreo. Na linha da tradição constante, tanto o magistério da Igreja como o senso moral dos fiéis afirmaram sem hesitação que a masturbação é um ato intrínseca e gravemente desordenado. Qualquer que seja o motivo, o uso deliberado da faculdade sexual fora das relações conjugais normais contradiz sua finalidade da mesma. O prazer sexual é ali procurado fora da «relação sexual requerida pela ordem moral, que é aquela que realiza, no contexto dum amor verdadeiro, o sentido integral da doação mútua e da procriação humana»”

CIC 2352

Qual método de coleta permitido aos católicos?

Então, segue os métodos de coleta de espermograma permitida para os católicos:

  • Punção
  • Coleta após o ato sexual
  • Coleta com um preservativo perfurado no ato sexual (camisinha sem látex)

A punção é um procedimento que retira os espermatozoides diretamente dos testículos ou dos epidídimos usando uma agulha. A extração de espermatozoides é feita utilizando uma agulha fina e seringa, e pode ser feita com sedação ou apenas anestesia local.

A coleta após o ato sexual pode ser feita apenas por casais estão sacramentados no matrimônio. O recolhimento deve ser feito do sêmen da vagina da esposa, após a ejaculação masculina, dentro no contexto do ato conjugal ou coletando o esperma residual na uretra masculina pós ejaculação no contexto do ato conjugal.

Por último, temos a opção de utilizar uma camisinha sem látex perfurada. Desta forma permitiria a fecundação, ao mesmo tempo que viabiliza a coleta de parte do sêmen na camisinha. O Magistério da Igreja não proíbe este tipo de coleta, mas existe uma discussão sobre a moralidade deste método. Só pode utilizar o método da camisinha perfurada para o caso de exames e para casais sacramentados no matrimônio.

Neste último método é necessário utilizar uma camisinha sem látex para não haver alteração no sêmen. Hoje em dia já existem em várias farmácias.

Vale lembrar que tanto o método de coleta após o ato conjugal e o de camisinha perfurada o sêmen coletado deve ser entregue rapidamente ao laboratório, em média de 20 a 30 minutos.

Pontos Importantes

  • Sempre busque as orientações de como realizar o exame de espermograma em casa com seu médico e seu laboratório.
  • Os métodos descritos acima são do espermograma para análise da fecundidade do homem no matrimônio, para outros casos excepcionais consulte um sacerdote em alguma paróquia da Igreja Católica.

Referências

Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 2352.

Artigo do Padre Paulo Ricardo.