A confissão para os católicos diz respeito ao segundo mandamento da Igreja Confessar-se ao menos uma vez por ano.
A confissão faz parte do sacramento da Reconciliação ou Penitência, que de acordo com o código do direito canônico consiste em:
No sacramento da penitência, os fiéis que confessem os seus pecados ao ministro legítimo, estando arrependidos de os terem cometido, e tendo também o propósito de se emendarem, mediante a absolvição dada pelo mesmo ministro, alcançam de Deus o perdão dos pecados cometidos depois do baptismo, ao mesmo tempo que se reconciliam com a Igreja que vulneraram ao pecar.
Cân. 959
Pontos importantes da confissão:
- O católico deve confessar ao menos uma vez ao ano. Porém é importante confessar mais vezes, para que os fiéis não esqueçam de nenhum pecado que cometeram.
- O católico deve confessar a um ministro legítimo, que no caso é um sacerdote (padre), sendo este o único permitido para a absolvição dos pecados dos fiéis.
- A confissão é sigilosa. O padre mantém o sigilo de todos os pecados que são confessados.
- O católico deve realizar um exame de consciência para saber quais os pecados cometeu para serem confessados. O site Católico Orante apresenta uma boa forma de realizar este exame de consciência.
- O católico deve cumprir a penitência que o padre apresentar após a confissão, para que os pecados estejam totalmente perdoados.
Referências
- Código Direito Canônico
- Catecismo da Igreja Católica, Preceitos da Igreja
- Preparação para uma boa confissão, página Católico Orante